Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1114

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE SOFTWARES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO COBENGE DE 1998 A 2017;

Lucas Vinicius Dias, Erika Janine Maia Afonso, Luiz Henrique Dias Afonso, Jenifer da Silva Arruda, Maria Eduarda Zaupa de Pádua;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O objetivo desse artigo foi realizar um levantamento sobre os trabalhos publicados nos anais do COBENGE de 1998 até 2017, a fim de verificar como os pesquisadores tem utilizado os softwares no processo de ensino-aprendizagem da matemática nos cursos de Engenharia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica via busca nos anais eletrônicos disponibilizados no site da ABENGE e após critérios estabelecidos para a seleção dos trabalhos foram escolhidos 13 artigos para serem descritos e analisados, nos quais todos deixavam explicito o fato de ter efetuado uma implementação em sala de aula em disciplinas da Engenharia que tem como base a matemática. Os resultados evidenciaram que parece existir um padrão sobre a maneira como os professores tem trabalhado com estas tecnologias. Os softwares foram indicados como uma ferramenta de aprendizagem, de caráter motivacional, que possibilita o desenvolvimento da criatividade dos alunos e evidenciam a necessidade do professor exercer um papel de mediador desse processo.

Ensino da Matemática. Softwares. Pesquisa bibliográfica
Voltar