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Artigo


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INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS BÁSICAS E A ENGENHARIA POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROBLEMAS;

Fábio Gerab, Tiago Estrela de Oliveira, Bruno Eizo Higaki, Kurt André Pereira Amann, Antonio Santoro;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Discute-se um problema real, a ser estudado ao longo de um curso de engenharia, integrando as Ciências Básicas e a Matemática com áreas específicas da Engenharia. O problema baseia em uma estrutura rígida sustentada por cabos. Inicialmente o estudante é instigado a buscar tanto a sua solução analítica, com conceitos de matemática e física, como a solução numérica, utilizando conhecimentos de cálculo numérico e de computação. Ainda nas etapas iniciais do curso o problema permite o desenvolvimento de habilidades tanto em desenho técnico, tomando o projeto como temática, como laboratoriais, utilizando um modelo semelhante no laboratório de Física. Posteriormente o problema ganha complexidade pois agregam-se cálculos estruturais, utilizando conhecimentos de resistência dos materiais e de otimização. Em etapas finais do curso, o estudante desenvolve habilidades em otimização de um projeto real, considerando tanto as suas características estruturais, como a correta avaliação dos custos do projeto. Este projeto pode ser revisitado ao longo do curso, em distintos graus de profundidade, permitindo uma abordagem multidisciplinar.

Educação em Engenharia, Aprendizagem Significativa, Educação Superior, Aprendizagem baseada em Problemas, Ciências Básicas
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