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ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E BIM COMO SUPORTE NO ENSINO DE CONSTRUÇÃO CIVIL;

Elaine Pinto Varela Alberte, Emerson de Andrade Marques Ferreira, Jadi Tosta Iglesias Ventin;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O objetivo da matéria Construção Civil é transferir para o aluno o conhecimento básico sobre a execução de obras civis, exercendo sua capacidade de coletar e tratar informações, em sala de aula e em obras, a fim de possibilitar que ele tome decisões no futuro, com foco na gestão e execução dos serviços sob sua responsabilidade. O caráter da disciplina é teórico-prático e geralmente compreende aulas com slides e vídeos, exercícios, visitas a canteiros de obra e trabalhos práticos. No entanto, as ferramentas de ensino adotadas hoje apresentam limitações na representação da informação. Embora complementado pelo uso de imagens e vídeos da execução do serviço, os conhecimentos teóricos apresentados no campo da Construção Civil ainda não permitem uma compreensão plena da complexidade da execução dos serviços na prática. Observa-se que a capacidade da tecnologia BIM em representar modelos tridimensionais da construção e seus elementos pode contribuir de forma relevante para a melhor visualização e compreensão dos processos construtivos abordados no campo da Construção Civil. Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise comparativa do uso de recursos audiovisuais e BIM para apoiar o ensino da máteria Construção Civil no curso de Engenharia Civil. Para isso, material didático utilizando BIM foi aplicado nas aulas de assinatura da Construção Civil. O benefício do uso do BIM para apoiar o ensino do material foi identificado e avaliado de acordo com a percepção dos alunos, a partir da aplicação de um questionário.

BIM, Construção Civil, Audiovisual, Ferramentas didáticas
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