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Artigo


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ANÁLISE DE ARGUMENTOS NO ENSINO DE ENGENHARIA;

VAGNER RICARDO DE ARAUJO PEREIRA, CARLOS ROBERTO MASSAO HAYASHI;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia no Brasil orientam para uma formação que vai muito além dos aspectos técnicos de cada área. Nesse sentido, este trabalho propõe a utilização do Padrão de Argumentos de Toulmin como forma de analisar propostas de estudantes de engenharia em debates sobre questões sociotécnicas controversas. Os resultados indicam que nem sempre a estrutura de Toulmin, baseada nos argumentos dos estudantes, é completada. Isto propicia oportunidades para elaboração de estratégias didáticas e de pesquisa na área. A melhora dos argumentos, visando tomadas de decisão técnicas, é desejável na formação do engenheiro no mundo contemporâneo, segundo uma visão ampliada da profissão, entretanto, as decisões precisam estar pautadas em discussões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento dos raciocínios crítico e reflexivo e o exercício da cidadania.

Ensino de Engenharia, Padrão de Argumentos de Toulmin,
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