Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1094

DESENVOLVIMENTO DE TRANSDUTORES DE FORÇA COMO INSTRUMENTO GERADOR DE CONHECIMENTOS EM CURSOS DE ENGENHARIA;

André Roberto de Sousa, Valdir Noll, Guilherme Klegues Cidade;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este trabalho descreve os resultados do emprego do desenvolvimento de transdutores de força por meio do uso de células de carga em disciplinas curriculares do curso de Engenharia Mecatrônica do IFSC como instrumento gerador de conhecimentos e habilidades para os alunos do curso. O desenvolvimento de células de carga envolve conhecimentos multidisciplinares abrangendo os temas de especificação de materiais, CAD, cálculos de resistência dos materiais, simulação computacional (CAE), prototipagem mecânica e eletrônica, circuitos elétricos e eletrônicos, comunicação de sinais e avaliação da confiabilidade metrológica do sistema desenvolvido. Pela diversidade de temas, pela relativa facilidade e baixo custo de desenvolvimento e construção, a célula de carga tem sido empregada como instrumento gerador em disciplinas de metrologia e instrumentação no curso de Engenharia Mecatrônica do IFSC com muito bons resultados.

Problem-based Learning. Ensino na Engenharia. Células de Carga.
Voltar