Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1092

APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA EM PROJETOS DESENVOVIDOS COM ARDUINO;

DANIELA DOS SANTOS SANTANA, RENATO DA ROCHA LOPES;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O objetivo deste estudo é analisar as formas de avaliação diagnóstica, formativa e somativa de um grupo de onze estudantes do curso técnico de informática. Este grupo de alunos, foi dividido em 3 grupos, que desenvolveram projetos utilizando robótica educacional, com uso da plataforma arduino uno, sendo aplicada para desenvolver projetos interligados com as disciplinas de física e matemática. Esses projetos foram avaliados, de acordo com as avaliações mencionadas, usando questionários com questões de múltipla escolha e dissertativa e reuniões. A avaliação diagnóstica realizada por meio de questionários, ajudou o professor a diagnosticar, quais conhecimentos os alunos compreendiam sobre o conteúdo que seria ministrado ao longo do semestre. As avaliações formativas realizadas por meio de reuniões, forneceram um melhor posicionamento do andamento dos projetos e ajudaram a sanar as dúvidas que iam surgindo no decorrer do processo, e por último a avaliação somativa, realizada por meio de questionários e apresentação dos projetos desenvolvidos, forneceu um panorama geral no final do processo de ensino e aprendizagem

avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação somativa
Voltar