Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1083

INDICADORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA POR EVOLUÇÃO HISTÓRIA, REGIÃO E CATEGORIA ADMINISTRATIVA;

Thiago Fraletti Peixoto, Lauro Osiro;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

Um tema de crescente e significante relevância é a evasão discente nas IES. Diversos estudos foram desenvolvidos visando combater o fenômeno, cada qual com uma diferente abordagem. Um estudo desenvolvido por Osiro e Peixoto (2017) levantou indicadores de evasão para os cursos de Engenharia de Produção utilizando os Microdados do Censo da Educação Superior do INEP e fórmula provida pelo GT FORPLAD. Analisando o potencial desta abordagem, o presente estudo calculou indicadores de evasão para a engenharia do país, estratificando as estatísticas obtidas por região e categoria administrativa. Considerando apenas valores possíveis, a evasão média das engenharias no período de 2011 a 2016 foi de 22,52%; a categoria administrativa com maior evasão média foi a privada com fins lucrativos com 29% e a com menor foi a pública estadual com 12%; não foi encontrada diferença significativa na evasão média entre as regiões do país. As falhas na coleta dos dados do Censo da Educação Superior limitaram um maior aprofundamentos desta pesquisa pois em 5,85% dos casos a evasão apresentou valores impossíveis; a insuficiência de dados impediu o cálculo da evasão em 31,83% dos casos. Contudo, mesmo diante das limitações encontradas, mais trabalhos devem ser desenvolvidos para melhorar e superar as restrições desta base de dados, pois este Censo é a maior e mais completa fonte de informações do assunto, além de ser gratuita e de fácil acesso.

Evasão discente. Censo da educação superior. INEP. Engenharia.
Voltar