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Artigo


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Educação 4.0: princípios teórico-tecnológicos;

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

O contexto atual no que tange às profundas mudanças comportamentais, relacionadas às maneiras como os alunos estudam e aprendem, tem provocado grandes desafios às instituições de ensino da Educação Básica e Superior, no Brasil e em todas as partes do mundo. Pesquisas, estudos e aplicações de novas soluções acadêmicas relacionadas aos modelos de ensino-aprendizagem revelam que, na prática pedagógica ou andragógica, não é mais possível apresentar aulas unicamente em seus formatos tradicionalmente lineares, onde a figura do professor continua sendo o centro único de provimento de informações qualificadas para os estudantes. Pesquisas revelam que os caminhos empregados pelos alunos, com vistas a construírem conhecimentos que lhes pareçam relevantes, mesmo que sejam percebidos como 'obrigatórios' no contexto escolar, são complexos, multifacetados e percorridos pela via de ambientes imersivos, contando com mídias digitais e analógicas. A centralidade da sala de aula, com um professor atuando estritamente como informador, não mais atende às necessidades educacionais dos jovens, até mesmo porque a marca cultural da atualidade é constituída pela multiplicidade de canais de comunicação, interação em tempo real e ampla liberdade de escolha quanto a conteúdo de conhecimento e acesso à informação generalista. A modelagem teórico-tecnológica apresentada neste artigo leva em conta os aspectos acima citados e propõe a estruturação de uma abordagem transversal complexa a qual se denomina 'Educação 4.0'.

Educação 4.0. Modelo Sistêmico de Educação. Educação Científica e Tecnológica. Engenharia e Gestão do Conhecimento. Ciberarquitetura.
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