Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1081

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO LABORATÓRIO REMOTO VISIR EM OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO;

Aruan Cuenca Carrara, Isabela Nardi da Silva, Karen Schmidt Lotthammer, Simone Meister Sommer Bilessimo, juarez bento da silva, Helio Aisenberg Ferenhof;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[74] 08.1. Relato de experiências

Com o intuito de estimular o interesse de jovens pelas disciplinas voltadas às áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e, por consequência, em profissões com estas relacionadas, este artigo propõem a realização de Oficinas de Introdução à Robótica com alunos de turmas do ensino médio de uma escola do extremo sul de Santa Catarina. As Oficinas foram realizadas em encontros presenciais, onde após a breve explanação dos conceitos, os alunos manipulavam a protoboard e diversos componentes eletrônicos. Além da prática presencial, os alunos eram encorajados a acessar o laboratório remoto VISIR em ambiente extra- classe, como forma de revisar os temas abordados. Para tanto, tomou-se como base o método de pesquisa-ação, uma vez que houve participação dos autores no processo. Com intuito de verificar a efetividade das ações, foram entrevistados três docentes e um orientador da escola. Por meio das respostas, observou-se que a Oficina de Introdução à Robótica desenvolveu nos discentes um maior raciocínio lógico, compreensão dos conceitos teóricos e os instigou a buscar mais sobre os assuntos apresentados.

STEM. Robótica. VISIR. Ensino Médio.
Voltar