Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


108

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSIMULAÇÃO DE PROJETOS: EXPERIÊNCIAS INTERDISICPLINARES EM UM EDIFÍCIO DE CONCRETO ARMADO;

Luiz Florival Cipriano, ROSANA ANDRÉA COÊLHO MERGULHÃO, Julyerica Tavares de Araujo, ARNALDO DIAS DE ALMEIDA NETO;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A simulação de projetos consiste de uma estratégia pedagógica baseada na interdisciplinaridade compósita, que reúne as disciplinas sem perder a autonomia de seus procedimentos metodológicos. Ele tem o objetivo de proporcionar ao estudante a oportunidade de elaborar, calcular e integrar vários projetos de Engenharia Civil de um edifício de concreto armado, visando uma relação teoria-prática próxima a realidade profissional. A estratégia pedagógica é desenvolver os projetos de uma edificação, respaldado pela disciplina ofertada no semestre, a partir do projeto arquitetônico fornecido pelo professor. A metodologia compreende a discussão do projeto no âmbito das equipes, seguido pela busca de soluções, etapas e estratégias para o desenvolvimento do projeto, finalizado com a elaboração de memoriais, relatórios, quantitativos e projetos para a entrega, dentro das definições e de um cronograma pré-estabelecido. O processo de avaliação contempla estratégias de avaliação individual realizada por cada orientador e seu respectivo grupo. Da análise dos resultados obtidos observou-se que foi mais prático e objetivo o aprendizado dos conteúdos ministrados nas disciplinas. Com isso, é possível afirmar que a estratégia da simulação projetos no curso de engenharia civil da Faculdade Internacional da Paraíba, FPB foi eficaz. Os conteúdos expostos numa sequência pré-determinada, com ênfase no raciocínio e na habilidade de projetar, calcular e buscar soluções alternativas facilitou a estruturação das ideias, assim como promoveu a identificação, por parte dos docentes, dos resultados alcançados por cada um dos grupos.

Simulação de Projetos, Estratégia Pedagógica, Interdisciplinaridade compósita.
Voltar