Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1078

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETOS INTERDISCIPLINARES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA;

Jeferson Matos Hrenechen, Rafael Pires Machado, Fabiano Barreto Romanel;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Projetos interdisciplinares representam uma forma de aplicação de metodologias ativas, indispensáveis em cursos superiores atualmente, permitindo uma visão ampla e diversificada de conteúdos, de forma que a vivência prática dos tópicos estudados em sala de aula possa ser desenvolvida. No ano de 2017, estudantes do 4º período dos cursos de engenharia civil, mecânica e de produção receberam a proposta de realizar um projeto intitulado: "Geração de energia elétrica a partir de fontes sustentáveis", no qual deveriam desenvolver um protótipo de geração de energia, em grupos de no máximo 4 pessoas, em um prazo de 3 meses, sob orientação de um dos professores do curso. Ao final do prazo, cada grupo ficou incumbido de apresentar um seminário explorando suas realizações, seguido de demonstração de funcionamento do protótipo, além da entrega de relatório do projeto. Nesta atividade, dezoito equipes realizaram o projeto, desenvolvendo protótipos de usinas hidrelétricas, eólicas e geradores solares, demonstrando aproveitamento interdisciplinar teórico e prático, além de estimular a criatividade e inovação.

Projeto interdisciplinar. Sustentabilidade. Metodologias de ensino. Práticas de engenharia.
Voltar