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COMO A UTILIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA SIMPLES TROUXE RESULTADOS SURPREENDENTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - UM CASO PRÁTICO;
ANA PAULA FONSECA DOS SANTOS NEDOCHETKO, GUSTAVO DINIS VIANA, PAULO EDUARDO SANTOS NEDOCHETKO;
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O entendimento das propriedades dos materiais está diretamente ligado à maneira como os átomos estão ligados, bem como sua disposição para formar estrutura cristalina ou molecular. No ensino das Estruturas Cristalinas e dos Planos e Direções Cristalográficos (CALLISTER:2012), nos deparamos com a dificuldade dos alunos em visualizar, tridimensionalmente, a disposição dos átomos que formam as referidas estruturas, uma vez que isso demanda um conhecimento prévio de geometria. Constatou-se, também, a grande dificuldade em entender o que são e qual a interferência das direções e planos cristalográficos em relação às propriedades dos materiais. Assim, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem, o ensino das disciplinas Tecnologia de Materiais e Ciências dos Materiais dos cursos de Tecnologia em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação do IFSP-CBT, foi acompanhado, na tentativa de desenvolver estratégias para diminuir as taxas de reprovação. Então, com o intuito de obter resultados mais expressivos e proporcionar um maior entendimento do tema, foi solicitado aos alunos da disciplina Ciências dos Materiais do 2º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP campus Cubatão, a construção das estruturas cristalinas em modelo tridimensional. Para não ficar apenas na construção dos sólidos geométricos, as estruturas deveriam apresentar determinados planos cristalinos. Este artigo discute, assim, os resultados do aproveitamento apresentado pelos alunos. Com vistas a melhorar o processo pedagógico de ensino de Ciências dos Materiais com a interação teoria/prática, foi realizada uma pesquisa com os alunos envolvidos no experimento, onde sugestões serão levadas em consideração para que tenhamos sempre resultados satisfatórios como o obtido.
Estratégias didáticas, ensino de química