Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1067

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS DE ENSINO EM INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA BÁSICA;

Emmanuel Adamski de Moura, Fernanda Martins de Brum, Julia Carla Cazarotto Madalóz, Laura Ferreira, Vander Silvio da Silva Júnior;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

A prática vinculada com a teoria é necessária para uma boa qualificação profissional na área da Engenharia. Em vista disso, o curso de Engenharia Elétrica, como tantos outros cursos de graduação, possui disciplinas com aulas práticas, que devem ser ministradas em laboratório. No entanto, tais aulas em laboratório somente têm início na metade do curso. E muitas vezes o estudante não teve, no curso, noções básicas necessárias para usar equipamentos, de laboratórios de forma adequada. Esse fato motivou o Programa de Educação Tutorial - Engenharia Elétrica de uma instituição de ensino superior federal do Sul do Brasil a desenvolver o projeto, intitulado "Práticas de ensino em Instrumentação Eletrônica Básica", que visa oferecer aos alunos um primeiro contato com os laboratórios e equipamentos, preparando e motivando-os os para as futuras disciplinas que envolvem aulas práticas e habilidades na operação dos equipamentos de laboratório. O projeto em forma de minicurso foi executado a primeira vez durante uma Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e posteriormente, foi executado em uma outra instituição de ensino superior também na Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica. Ao ganhar forma, o minicurso foi executado em outras duas ocasiões, e, por fim, tornou-se um projeto de ensino com aulas semanais. Após a execução foi aplicada uma pesquisa de opinião, através da qual ficou clara a importância doa conceitos básicos para realização das atividades práticas nas disciplinas superiores.

Ensino. Engenharia Elétrica. Instrumentação. Eletrônica.
Voltar