Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1061

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLINUSBOT: EDUCAÇÃO ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA;

Luis Arthur Novais Haddad, Danilo Pereira Pinto, Pedro Paulo Surerus Sarmento, David Nery Henriques Knop, Ana Paula Zampier Abreu Alvarenga, Joyce Kelly de Souza Oliveira, Thiago Ribeiro de Barros, Heitor dos Santos Servo, Bruna Delgado Rezende;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Mediante a necessidade de que engenheiros estejam em constante processo de atualização e devido à velocidade de desenvolvimento de novas tecnologias, observa-se a importância de uma sólida formação básica. Entretanto, observa-se que muitos ingressantes nos cursos de engenharia encontram-se desestimulados devido à intensa carga horária de matérias básicas sem a devida contextualização. O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PET-Elétrica) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o projeto LinusBot, que capacita os ingressantes do curso de Engenharia Elétrica para participar de uma competição de robôs do tipo seguidor de linha. Utiliza-se a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning). Nesse artigo, apresentam-se as etapas do projeto e os resultados obtidos com as edições de 2017.

Metodologias ativas, LinusBot, Desafio de robôs, Seguidor de linha, Educação em engenharia
Voltar