Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1060

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMNÚCLEO E IMAGEM DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES: UMA PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO GRÁFICA NO GEOGEBRA;

Monica Karrer, Renata Caroline Mota Santos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Nesse artigo apresentam-se os resultados da aplicação de um experimento de ensino sobre o tema Núcleo e Imagem de Transformações Lineares, conteúdo presente na disciplina de Álgebra Linear dos cursos de Engenharia. Dificuldades dos estudantes nessa disciplina devido ao seu caráter formal são apontadas por Aydin, Hannah et al. e Isik e novas práticas pedagógicas que considerem essa problemática são necessárias. Nesse contexto, teve-se o objetivo de elaborar e aplicar uma abordagem de ensino integrando o software GeoGebra para explorar as relações entre representações dos registros gráfico, algébrico, matricial, figural e da língua natural. O estudo foi fundamentado na teoria dos registros de representações semióticas de Duval e se utilizou da tecnologia de modo a permitir explorações diferenciadas das obtidas em ambientes do tipo papel&lápis. Para a elaboração e condução do experimento foram utilizados aspectos do Design Experiment de Cobb et al., metodologia específica para a construção de abordagens inovadoras de ensino na área de Matemática. A pesquisa teve caráter qualitativo e os resultados revelaram que, ao proporcionar aos alunos um ambiente favorável para coordenar representações de diferentes registros, houve avanços na compreensão dos conceitos. Ainda, o trabalho com o aspecto visual favoreceu aos estudantes a atribuição de significados para o conceito de núcleo e imagem, os quais antes eram vistos apenas de forma procedimental. A utilização do software GeoGebra favoreceu a autonomia na construção do conceito, uma vez que, utilizando seu caráter dinâmico, os alunos puderam testar suas conjecturas no próprio ambiente.

Álgebra linear. Núcleo e imagem. Registros de representações semióticas. GeoGebra. Design Experiment.
Voltar