106
Investigação sobre a importância que alunos de engenharia atribuem às disciplinas de Ciências Humanas;
Marina Selzer Raymann, Débora Barni de Campos, Luis Mauricio Martins de Resende;
COBENGE17
[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
Esta pesquisa de cunho aplicada investigou a importância que os alunos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Ponta Grossa) atribui às disciplinas do currículo relacionadas ao núcleo de Ciências Humanas. A metodologia utilizada foi de procedimento técnico survey e o tratamento dos dados coletados foi predominantemente quantitativo. Os resultados apontaram para uma baixa adesão dos alunos às disciplinas de Humanas em contraposição ao reconhecimento que validaram a essas matérias para suas vidas. Conclui-se que para o desenvolvimento das competências do tipo "soft skills", requisitadas pela demanda mercadológica da atualidade, há que se promover uma sensibilização de corpo docente e discente para engajamento nas disciplinas para quando cursadas, ocorra um melhor aproveitamento.
Competências humanas, Educação em engenharia, Habilidades com pessoas.
Voltar