1059
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMUDANÇA DE BASE: INTEGRAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS EM UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL;
Tiago Estrela de Oliveira, Monica Karrer;
COBENGE18
[19] 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[71] 07.1. Formação mediada por tecnologia
Esse artigo apresenta a descrição de um experimento de ensino sobre Mudança de Base, conteúdo presente na disciplina de Geometria Analítica. Constatou-se que o ensino dessa disciplina ainda ocorre priorizando abordagens algorítmicas, o que pode trazer prejuízos ao estudante na compreensão dos conceitos. Balizados nesta constatação e seguindo tendências da área de Educação Matemática, procurou-se elaborar uma abordagem com a preocupação de explorar relações entre diferentes registros semióticos, tais como o algébrico, o gráfico, o matricial e o da língua natural. Ainda, optou-se por agregar a essa abordagem a ferramenta dinâmica GeoGebra, uma vez que ela se mostrou um ambiente favorável para a integração de diferentes registros semióticos, além de permitir a detecção de padrões. O estudo foi fundamentado na teoria dos registros de representações semióticas de Duval e, para a elaboração e condução do experimento, foram utilizados aspectos do Design Experiment de Cobb et al., metodologia para a construção de abordagens inovadoras de ensino. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi aplicada a vinte e cinco estudantes de Engenharia de uma instituição confessional de ensino e os resultados revelaram que a compreensão dos sujeitos, que era apenas processual, passou a ser significativa quando da exploração visual. O caráter dinâmico do software favoreceu um trabalho mais autônomo por parte dos estudantes, visto que, por meio de manipulações, eles puderam elaborar e testar suas conjecturas no próprio ambiente. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a reflexão da prática da Geometria Analítica nos cursos de Engenharia.
Geometria analítica. Mudança de base. Registros de representações semióticas. GeoGebra. Design experiment.