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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO REDUZIDO DIDÁTICO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE PÓRTICO PLANO DE MULTIPAVIMENTOS;

André Campos de Moura, GILBERTO CARBONARI, Gabriela Tramontina Canato, Marcela Amaral, Renato Takeo Kishino, Vitor Hiroshi Kishino;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Um grande desafio encontrado no ensino de cursos de engenharia está na visualização prática dos conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula. Tendo isto em mente, foi desenvolvido um modelo reduzido de pórtico plano de multipavimentos que permite comparar os deslocamentos obtidos teoricamente em aula com os medidos no modelo, além de permitir a observação e a medição de efeitos de segunda ordem, o que é de grande ajuda no ensino de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. O modelo possibilita diversas configurações de apoios, carregamentos e contraventamentos. Os apoios permitem a configuração engastada ou como apoio de segundo gênero; o carregamento horizontal é composto por um sistema formado por fios, pesos e polias, que aplicam cargas horizontais nas extremidades das vigas; o carregamento vertical é aplicado nas vigas através da colocação de pesos sobre as mesmas; e o mecanismo de ligação pilar-viga permite a simulação do modelo de pórtico com 1, 2 ou 3 pavimentos. As agulhas fixadas ao longo dos pilares permitem a medição dos deslocamentos horizontais para cada configuração, por meio de um papel milimetrado fixado na estrutura de suporte do modelo. O modelo apresentou bons resultados, com deslocamentos próximos aos calculados teoricamente, o que o torna uma ótima ferramenta para ilustrar métodos e conceitos da área de estruturas.

Ensino. Modelo reduzido. Pórtico plano de multipavimentos. Deslocamentos. Efeitos de segunda ordem.
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