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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO REDUZIDO DIDÁTICO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE FLAMBAGEM;

GILBERTO CARBONARI, André Campos de Moura, Gabriela Tramontina Canato, Marcela Amaral, Renato Takeo Kishino, Vitor Hiroshi Kishino;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O ensino de Engenharia pode ser facilitado com o uso de modelos reduzidos didáticos qualitativos e quantitativos. Com esse objetivo, desenvolveu-se um modelo de flambagem de uma barra que permite comparar as cargas teóricas, calculadas em sala de aula, com os valores medidos no próprio modelo. Além disso, permite também medir os deslocamentos laterais, provocados na fase de pós-flambagem, o que é de grande utilidade no ensino de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. O modelo é composto basicamente por uma barra metálica de aço e vínculos, superior e inferior, que podem ser ajustados de modo a representar as diversas vinculações utilizadas (rótula, engaste, e livre). O sistema de carga é constituído por uma mola e uma escala que permitem, simultaneamente, tanto aplicar como medir a força aplicada na barra. Por meio de um dispositivo lateral à barra, é possível simular contraventamentos laterais, além de limitar os deslocamentos que possam danificar o modelo. Todas as simulações, que o modelo permite, mostraram que os valores obtidos teoricamente são muito próximos dos medidos, comprovando assim a eficiência do mesmo.

Modelo reduzido, Qualitativo e quantitativo, Flambagem, Ensino de Engenharia.
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