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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: COMENTÁRIOS SOBRE A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO;

Cristiano Gomes Casagrande, Danilo Pereira Pinto;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[50] 02.1. Diretrizes curriculares e legislação

Cerca de 15 anos após a publicação da Resolução CNE/CES 11/2002, as Diretrizes Curriculares para as Engenharias ainda vêm sendo discutidas, não tendo nem mesmo sido implementadas totalmente nos cursos de engenharia no Brasil. A realidade brasileira mostra ainda a utilização majoritária de projetos pedagógicos tradicionais, com pouca relação com o contexto atual, e fraca integração entre os componentes curriculares ou disciplinas. Neste sentido, a ABENGE, a Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e a Mobilização Empresarial pela Inovação/ Confederação Nacional da Indústria (MEI/CNI) apresentam uma proposta de alteração nas Diretrizes Curriculares. Este artigo apresenta algumas discussões e críticas a essa proposta, tendo em vista a forte necessidade de mudanças no processo de formação dos engenheiros no país.

Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino de Engenharia
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