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ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFRN SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA;

MARCUS VINICIUS MELO DE LYRA, MATHEUS GOMES DE CARVALHO, WAGNER JOS? OPOLSKI, FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRAN?A;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão

O ensino superior brasileiro baseia-se em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária, segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promove à sociedade a difusão das conquistas culturais e científicas desenvolvidas nas instituições de ensino superior. Ao mesmo tempo, ela estimula em seus participantes habilidades sociais e de resolução de problemas reais. A partir da demanda do mercado de trabalho por profissionais com habilidades sociais bem desenvolvidas e do pressuposto que a extensão ajuda a suprir essa carência profissional existente, acredita-se ser necessário estudos sobre a percepção dos discentes sobre atividades extensão e sua formação profissional para desenvolvimento de atividades extensivas eficientes no tocante à formação profissional de seus participantes. Como forma de coleta dos dados necessários para a análise, foi aplicado um questionário a uma amostra representativa de alunos, feita correlação dos resultados obtidos entre si e entre as experiências presentes na literatura sobre o assunto. Este artigo busca, portanto, analisar, do ponto de vista dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a percepção do conceito de extensão universitária e da importância da participação em ações extensionistas para a formação acadêmica. Observou-se que, apesar de ser um conceito conhecido entre os estudantes da UFRN, a participação nas as ações de extensão ainda é minoria, e, mesmo entendendo que ela representa uma importância na formação dos engenheiros, grande parte das ações desenvolvidas não visa o aspecto de desenvolvimento social da extensão.

Extensão. Educação. Engenharia Civil.
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