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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSERÁ QUE FALTAM ENGENHEIROS NO BRASIL?;

JORGE CANDIDO, Gilmar Barreto, JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO, Estéfano Vizconde Veraszto;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[58] 04.1. Iniciativas inovadoras de formação

O presente artigo procura discutir a atual demanda por engenheiros no Brasil, partindo da premissa de que nas duas últimas décadas verificou-se um aumento considerável de vagas nos cursos de engenharia. Neste cenário, é possível observar que, embora novos cursos tenham sido criados, não foram concebidos os devidos indicadores que possibilitem avaliar a qualidade do ensino atualmente oferecido nas escolas de engenharia. As informações analisadas neste trabalho mostram que incentiva-se a formação de doutores/pesquisadores, sendo esta uma das principais formas de avaliação dos cursos. Contudo, nota-se empiricamente que a formação para a pesquisa nem sempre implica na capacitação para a docência no ensino superior, bem como esta especialização não contribui, necessariamente, para a redução da evasão escolar e do elevado número de reprovações nas séries iniciais das engenharias. Dessa forma, discute-se aqui um dos principais desafios para a educação em engenharia que se apresenta no momento: saber se os docentes dos cursos de engenharia estão habilitados para atuar no magistério. Conclui-se que, cada vez mais, é necessário investir fortemente na formação do professor, de modo a garantir que, a médio prazo, tenhamos engenheiros capacitados, atuando em um mercado cada vez mais competitivo e em uma sociedade cada vez mais exigente.

Capacitação Docente. Demanda por Engenheiros Reprovação e Evasão Escolar.
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