Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1044

CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA APRENDIZAGEM DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE FUNDIÇÃO DE COMPONENTES METALÚRGICOS;

Lisiane Trevisan, Suzana Trevisan, Daniel Antonio Kapper Fabricio;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O uso de novas metodologias na construção da aprendizagem é uma realidade no ensino da engenharia e, estes métodos são cada vez mais usados nos cursos tecnológicos, como o Curso de graduação em Engenharia Mecânica. Este trabalho foi estruturado com base no desafio de produzir material didático que descreva os conteúdos relacionados ao processo de fundição, com foco nas práticas de ensino e aprendizagem de uma turma da unidade curricular "Processos Metalúrgicos de Fabricação", do nono semestre do Curso de graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. Assim, o objetivo deste trabalho é narrar a prática pedagógica que envolveu a construção de um jogo educativo com o intuito de relacionar o fluxo de produção de quatro processos de produção de fundidos: fundição em areia verde, microfusão, coquilha por gravidade e fundição sob pressão: die casting. O jogo foi organizado com fotografias de cada etapa do processo produtivo, separado por figuras, semelhante a uma quebra-cabeça. Ao final da montagem dos fluxogramas, foram realizadas discussões por parte dos grupos de discentes. Conclui-se que este material didático facilitou a construção do conhecimento por parte do aluno, relacionando a prática industrial com a teoria.

Ensino e Aprendizagem. Jogos Educativos. Engenharia. Fundição.
Voltar