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AS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E AS MUDANÇAS NO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA UFRN;

Magda Maria Pinheiro de Melo, Isauro Beltrán Núñez, RAQUEL BASÍLIO DOS SANTOS;

COBENGE18

[18] 06. Formação Cidadã

[67] 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

O presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômico os estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016. Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público, de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores e dos que têm renda familiar mensal maior que 5 salários.

Estudantes de Engenharia. Acesso. Democratização. Perfil socioeconômico
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