Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1042

INOVAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A TRÍADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO INTEGRADOR ASSOCIADO À ROBÓTICA;

Bianca Lima e Santos Figueiredo, Getúlio Freitas Bomfim, Ivonete Maciel Lima Oliveira;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho propõe apresentar as experiências vivenciadas no componente curricular Projeto Integrador: Introdução à Engenharia (PI) dos cursos de Engenharia do Grupo Nobre de Educação, além de relatar e refletir as experiências, dificuldades e desafios vivenciados no decorrer do desenvolvimento do mesmo, onde os educandos trabalharam em pequenos grupos e coletivamente, vivenciando experiências que envolveram pesquisa e resolução de problemas complexos e como estratégia de avaliação desenvolveram em todas as disciplinas Trabalhos Discentes Efetivos. A metodologia utilizada envolveu a perspectiva construtivista, de inter e de multidisciplinariedade, os passos que caracterizam os processos acadêmicos envolveram grupos de alunos e as disciplinas que orbitaram em torno do PI. Foi possível promover autonomia, responsabilidade, capacidade de síntese, organização, capacidade argumentativa e desenvolvimento de senso crítico nos discentes envolvidos no projeto. Em função de os processos pedagógicos visarem a transformação do sujeito, na entrega dos robôs todos os educandos já compreendiam essa transformação. Claramente, pôde-se perceber a superação das dificuldades e melhora da autoconfiança dos discentes.

Aprendizagem baseada em problemas. Projeto Integrador. Metodologias ativas, Robótica.
Voltar