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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS HUMANISTAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL: UMA POSSIBILIDADE;
Mariana Cristina Buratto Pereira;
Este artigo versa sobre a possibilidade da implantação da pedagogia libertadora freiniana, nos cursos de engenharia civil, visto que o ensino na área de engenharia geralmente é realizado por profissionais que atuam no mercado e não tem nenhum tipo de formação pedagógica, perpetuando o pensamento de que para ensinar, basta saber fazer algo. Esse pensamento reverbera na formação do profissional engenheiro(a), que deve atender à Resolução CNE/CES nº 11/2002, no que diz respeito a sua formação generalista e humanista, mas essas características não são aprendidas em sala de aula pois o professor, baseado em sua experiência profissional, pode não achar importante. Dessa forma, se faz necessário que o professor analise a forma como leciona, que possua apoio da instituição de ensino e que o aluno esteja aberto a essas mudanças. Este olhar diferente poderia ser um passo importante para uma mudança efetiva na educação em engenharia civil, proporcionando a formação tanto dos profissionais que o mercado necessita quanto como cidadãos.
Ensino. Engenharia civil. Pedagogia libertadora. Formação docente