103
BALANCEAMENTO DE LINHA DE MONTAGEM: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;
Jaqueline Felczak, Luiza Stoinski Wiest, Elissa Danielle Silva;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
As instituições de Ensino Superior têm buscado novas alternativas de ensino para aproximar o acadêmico à realidade vivenciada no mundo profissional. A Aprendizagem Baseada em Jogos (game based learning - GBL) proporciona a participação ativa, por meio da manipulação de recursos e a compreensão de conceitos empregados no desenvolvimento do jogo. Neste projeto, realizou-se um estudo com o objetivo de desenvolver um jogo didático no ensino da Engenharia de Produção que relacione a teoria com a prática. O jogo está inserido na área de Sistemas de Produção e aborda os conceitos de balanceamento de linha de montagem de um Trem, com o uso de um arranjo físico adaptado para tal simulação. Utilizou-se para fundamentar a pesquisa bibliografias, teses e dissertações envolvendo tanto os princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos quanto os de Sistemas de Produção. Para isso, optou-se pela utilização do recurso educacional físico chamado ATTO® que consiste de peças plásticas de montagem para a elaboração do jogo.
Aprendizagem Baseada em Jogos. Engenharia de Produção. Balanceamento de linha de montagem.