Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1027

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS PARA ENGENHARIA CIVIL: PROJETO ESTRUTURAL METÁLICO SIMPLIFICADO USANDO RECURSO COMPUTACIONAL;

Emanuel Santos Junior, Jane Rangel Alves Barbosa, weslen neri de lima, JOSÉ MARCOS RODRIGUES FILHO;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

As transformações das sociedades contemporâneas têm exposto, de modo mais crítico, os aspectos relativos ao processo ensino-aprendizagem na formação profissional do engenheiro. Neste cenário, este trabalho apresenta um projeto didático composto por duas Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicadas na disciplina "Resistência dos Materiais I" do curso de Engenharia Civil no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA): Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos. A primeira trata-se de uma atividade dinâmica de aprendizagem colaborativa realizada em sala de aula, enquanto que a segunda refere-se à elaboração de um projeto estrutural metálico utilizando o programa Ftool 3.0 como ferramenta tecnológica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia para motivar o interesse dos alunos pelos conteúdos conceituais a partir de atividades contextualizadas com atribuições do engenheiro civil. Uma vez que a disciplina aborda temas sobre o comportamento mecânico dos materiais, ela é indissociável da engenharia dedicada à concepção de estruturas submetidas a esforços. As atividades propostas aperfeiçoam o processo de aprendizagem, promovendo o trabalho em grupo com apropriação de conteúdos. O aluno tem uma melhor percepção do sentido real para o aprendizado dos conteúdos. O método de avaliação de desempenho do aluno é contínuo e contempla todas as atividades realizadas no semestre acadêmico. O projeto encontra-se em desenvolvimento, mas os resultados preliminares indicam que as atividades realizadas atenderam às suas finalidades. O modelo de projeto apresentado pode contribuir para melhoria da eficiência e eficácia da aprendizagem no contexto do Ensino de Engenharia.

Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem baseada em projetos. Resistência dos materiais. Ensino de Engenharia.
Voltar