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ENGENHARIA CIVIL E DE PRODUÇÃO: ANÁLISE DOS INDICADORES DE ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO;

Daniel Ferreira César, Fabiana Matos da Silva;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

Com o crescimento da oferta de cursos de Engenharia Civil e de Produção no Brasil, torna-se relevante compreender como as políticas publicas auxiliam o acesso às Instituições de Ensino Superior (IES), sejam elas, públicas ou privadas. Tais politicas por muito tempo se mostraram efetivas no ingresso de alunos no Ensino Superior, entretanto o crescimento numérico desses cursos é acompanhado por uma série de percepções sobre a qualidade dos cursos oferecidos e caracteristicas dos cursos. Em 16 anos houve um salto no número de IES privadas que ofereciam os cursos de Engenharia Civil e Produção. A analise dos dados coletados permitiu uma reflexão da influência do contexto socioeconomico do país, compreendendo como se deu o acesso, a permanência e o que possivelmente colaborou com a evasão dos cursos. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar indicadores de acesso, permanência e evasão no curso de graduação em Engenharia de Produção e Civil presenciais em todo território nacional, assim como compreender os fatores que levam tanto ao acesso e aumento de cursos ofertados, quanto a evasão desses alunos. Por meio da coleta de dados feito no banco de dados do INEP, obteve-se os dados necessários para a respectiva analise, e verificou-se que a alta taxa de criação dos cursos nos alerta para o modo que a inserção de camadas mais populares e a geração de vagas no ensino superior vêm sendo feita e como tais IES ofertam cursos com qualidade que pode ser considerada duvidosa.

Evasão. Acesso ao Ensino Superior.Engenharia.Politicas Publicas.
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