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ANTI-TRANSFORMADA DE LAPLACE VERSUS INTEGRAL DE CONVOLUÇÃO NA OBTENÇÃO DE RESPOSTAS DE SISTEMAS LINEARES - UM ESTUDO DE CASO DIDÁTICO;

KEILOR RAFAEL ROSSET, ROG?RIO BASTOS QUIRINO, LUCAS MATEUS MAZEI SOBRINHO, HENISON DA SILVA COSTA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A resposta de sistemas lineares a uma entrada de determinada natureza pode ser obtida através de ferramentas matemáticas, tais como operações algébricas de expansão em frações parciais da função de transferência do sistema linear em questão e sua respectiva anti-transformada de Laplace. Entretanto, a análise da resposta em função de mudanças na natureza do sinal de entrada através do emprego de tal ferramenta torna-se relativamente exaustiva e cega em relação a se ter uma noção prévia do perfil da resposta. Procurando discutir uma metodologia relacionada à transformada de Laplace, alternativa ao projeto e análise de perfis de resposta de um sistema linear sujeito a diferentes naturezas de entrada, exploramos a utilização do teorema da convolução, evidenciando sua complexidade de desenvolvimento diferenciada e a possibilidade de abstração do perfil de resposta a ser formado. Um sistema massa-amortecedor é utilizado como modelo físico para o estudo.

Transformadas de Laplace, Análise de Sinais, Processamento de Sinais, Integral de Convolução, Ensino
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