Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


102

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO;

Rafael Gonçalves Bezerra de Araújo, Marcus Vinícius Americano da Costa Filho, Sergio Ricardo Xavier da Silva;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Mesmo com resultado histórico de número de matrículas nos últimos anos, os cursos tradicionais de engenharia deparam-se com elevado índice de desistência, que acarreta no pequeno número de egressos. Em paralelo, os processos industriais estão se transformando de forma irreversível, com a evolução dos sistemas de big data, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning. Como consequência, o perfil do engenheiro terá de desenvolver novas competências e habilidades para lograr êxito no mercado de trabalho. Desta forma, a utilização de metodologias ativas e cooperativas, aprendizagem baseada em projeto, aulas invertidas (Flipped Classroom) e o aprendizado combinado (Blended Learning), devem ser discutidas e implementadas para aumentar a abrangência e a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior existentes no país. Em particular, essas medidas irão fortalecer o ensino em engenharia de controle e automação. O artigo propõe a reflexão sobre metodologias de ensino e aprendizado visando proporcionar uma formação de qualidade em engenharia de controle e automação e que possam ser utilizadas para desmitificar o tradicionalismo da educação em engenharia.

Ensino de Engenharia, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Baseada em Projeto, Metodologia CDIO.
Voltar