1014
ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ELETRICIDADE BÁSICA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS ELÉTRICAS E MECÂNICA - FASE 1 - POLI;
JURANY FREITAS MELRO TRAVASSOS, MARIA KATARINE SANTANA BARBOSA;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
Ao longo dos últimos 39 anos, a disciplina Eletricidade Básica, cujo objetivo é dar embasamento para os discentes que cursarão matérias relacionadas com Circuitos Elétricos, posteriormente, foi incluída e retirada dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, em diversos períodos. Investigamos, então, a real importância da disciplina, para a grade curricular da POLI. A pesquisa foi estruturada, em forma de questionários digitais e presenciais dirigidos aos alunos alvo, dos três últimos semestres letivos e, aos docentes diretamente envolvidos. As 202 respostas obtidas, dentro do universo pesquisado, garantiram uma margem de erro de + ou - 4% com uma confiabilidade de 95%. Os resultados obtidos demonstram que 79% dos pesquisados teve facilitado, o seu desempenho nas disciplinas posteriores a Eletricidade Básica. Mostram, também, que 91% foram aprovados na primeira matrícula sendo, 81% aprovados por média. Para os cinco docentes pesquisados, é unânime o entendimento da importância da disciplina. Os resultados consolidam de forma inequívoca, a contribuição positiva que Eletricidade Básica traz para os discentes que a cursam. Verificou-se, ainda, que 70% dos pesquisados, não tem a exata percepção, dos objetivos da mesma. Embora não fosse parte do objetivo, constatou-se a total desatualização do Sistema de Controle acadêmico em relação aos dados cadastrais dos alunos.
Eletricidade, Circuitos, Engenharias, Instalações