Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1010

ANÁLISE DE METODOLOGIA PADRÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DO NUPIDE/UBM;

Ronan Gonçalves Gomes, Zilmar Alcântara Júnior;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

A partir de meados do séc. XX a metodologia de Gerenciamento de Projetos tem se proliferado nos meios governamental, produtivo e empresarial, mas, no meio acadêmico, apenas após o advento do milênio ela despertou considerado interesse. Projetar é por definição lidar com a inovação, um resultado inédito. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo que contraste a bibliografia concernente ao tema à observação in loco de um caso real sendo implementado num ambiente acadêmico. Foram coletadas informações que propiciaram verificar se a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMBOK poderia ser adaptar à estrutura acadêmico-científica e, ainda, se esta necessitaria de algum upgrade a fim de gerar, validar e reter o conhecimento produzido. Como resultados gerados, o presente trabalho pôde tabular os documentos criados pela equipe Projeto GP, mencionada no estudo de caso, e verificar a eficácia destes e se estão em conformidade com a literatura existente, sobretudo o Guia PMBOK e se estes poderiam de fato produzir os resultados almejados pela equipe GP aludida no estudo de caso apresentado neste trabalho.

Gestão de Projetos. Ambiente Acadêmico. Pesquisa Científica.
Voltar