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CARTA DE REPÚDIO

 A Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE - repudia qualquer ação que fere a democracia no Brasil e os ataques ao Patrimônio Público do Legislativo, Executivo e Judiciário. A engenharia, como peça fundamental e necessária para o crescimento e desenvolvimento do País, precisa da democracia para avançar e construir uma nação soberana, sustentável, empreendedora e geradora de riquezas e serviços para os cidadãos.

 

Brasília-DF, 10 de Janeiro de 2023.

 

 

Diretoria da ABENGE

Gestão 2023-2025


NOVA DIRETORIA ABENGE

 

 É com muita honra que hoje assumo a presidência da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

 
Foram precisos 50 anos dessa associação para que pela primeira vez houvesse uma MULHER PRESIDENTE. Para mim isso é motivo de muito orgulho e de muita responsabilidade para com a formação dos engenheiros e engenheiras do Brasil. Uma profissão necessária e fundamental para o desenvolvimento tecnológico brasileiro e, consequentemente, para o crescimento econômico e inclusão social com geração de emprego e renda para todos os cidadãos. 
 
Reitero também a necessária democratização de oportunidades para homens e mulheres na engenharia, profissionais que em conjunto vão promover avanços significativos no País.
 
Nesse dia, deixo uma mensagem especial para todas as jovens mulheres:
- Engenharia é para nós também! Nosso lugar é onde quisermos estar e na profissão que escolhermos para nos trazer realizações pessoais e profissionais. 
 
Viva a Engenharia!!


Chamada de Trabalhos Atividades Práticas para uma Nova Escola (APNE)

 O Grupo de Trabalho (GT) Mulheres na Engenharia, que tem como uma das linhas de ações o desenvolvimento de modelos de atividades para atrair meninas aos cursos de engenharia, está promovendo a Chamada de Trabalhos Atividades Práticas para uma Nova Escola (APNE).


Esta Chamada está propondo um modelo de atividades em que equipes de estudantes de ensino superior, particularmente estudantes de engenharia, desenvolvam atividades práticas que mostrem aos alunos do Ensino Básico (EB) possibilidades de utilização de conceitos teóricos de matemática. Assim, estudantes do ensino superior podem dedicar seus conhecimentos e criatividades planejando e executando atividades “mão na massa” que envolvam os alunos do EB com a aplicação da matemática. 

Venha conhecer mais sobre a Chamada: 
https://sites.google.com/view/concursogtmeng/home 

Venha participar! São as Engenharias em um trabalho social voltado à educação das novas gerações.


XI FORUM DE GESTORES - ASSISTA AO VIVO

 

VÍDEOS DAS ATIVIDADES DO XI FÓRM DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Abertura e Plenária 01
Plenária 02
Plenária 03
Plenária 04
Plenária 05
Plenária 06, 07 e Encerramento


Panorama Nacional - DCNS 2019 e Curricularização da Extensão nos Cursos de Engenharia

Socializamos o Relatório da 1a fase da pesquisa "Panorama nacional sobre a implantação das DCNs 2019 e da curricularização da extensão nos cursos de engenharia". O presente relatório faz parte de um trabalho de pesquisa mais amplo, realizado por pesquisadoras/es do UFRJ, UFRN, UFOP e ITA, e busca identificar como as Instituições de Ensino Superior estão lidando com duas mudanças legais recentes: a curricularização da extensão e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 dos cursos de engenharia.

 

ACESSE AQUI