No dia 26 de fevereiro de 2019 pela manhã, o Presidente da ABENGE (Professor Vanderli Fava de Oliveira), a convite do Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT/UFC), Professor Carlos Almir M Holanda, proferiu palestra para os coordenadores de curso, chefes dos departamentos e representantes dos estudantes do CT/UFC.
É com o objetivo de ampliar a participação de estudantes na discussão sobre o desenvolvimento da Educação em Engenharia que a nova gestão da ABENGE Estudantil tomou posse em janeiro deste ano.
"Introdução à Teoria da Estabilidade Elástica. Conceitos, Implementações Computacionais e Aspectos Normativos"
Há autores que se esforçam ao máximo para transformar um assunto complexo em algo de fácil compreensão e interessante. Esse é o propósito dos autores Yargo Pezzin Souza, Walnório Graça Ferreira, Lucas Depollo Ferreira, Vitor Folador Gonçalves, Rodrigo Silveira Camargo, Augusto Badke Neto e Lais De Bortoli Lecchi.
São jovens e competentes engenheiros coordenados pelo Prof. Titular Dr. Walnório Graça Ferreira.
Nesta edição, além da formulação teórica, são apresentados os procedimentos de norma, tanto aqueles pertinentes a estruturas de concreto, quanto a estruturas de aço. Se quiser, o leitor pode estudar de maneira independente esses dois tópicos (formulação teórica ou procedimentos de norma).
Link do livro:
https://sites.google.com/site/livrointroestabilidade
E-mail:
livrointroestabilidade@gmail.com
(S. Paulo, 22 fev 2019)
A Mesa dos Trabalhos foi presidida por Gianna Sagazio (Diretora de Inovação da CNI) e composta também por Luiz R Liza Curi (Pres do CNE), Vanderli (Pres ABENGE) e Zil Miranda (MEI/CNI)
Pela ABENGE participaram tambem Vagner Cavenaghi e Octavio Mattasoglio.
A reunião teve como objetivo discutir o plano de trabalho da MEI/CNI. Tópicos principais:
Proposta de aprimoramento do instrumento de avaliação do INEP, conforme previsto nas DCNs aprovadas, e de elaboração de instrumento orientador para os avaliadores de cursos de Engenharia.
Divulgação de experiências institucionais inovadoras nas Engenharias – foco “universidades parceiras da indústria”
Ampliação do debate: formação nas áreas STEM