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Palestra no Centro de Tecnologia da UFC .

No dia 26 de fevereiro de 2019 pela manhã, o Presidente da ABENGE (Professor Vanderli Fava de Oliveira), a convite do Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT/UFC), Professor Carlos Almir M Holanda, proferiu palestra para os coordenadores de curso, chefes dos departamentos e representantes dos estudantes do CT/UFC.

 

 

  


Nova gestão da ABENGE Estudantil .

  É com o objetivo de ampliar a participação de estudantes na discussão sobre o desenvolvimento da Educação em Engenharia que a nova gestão da ABENGE Estudantil tomou posse em janeiro deste ano. 

E os trabalhos já começaram: em janeiro foram feitas reuniões para o Planejamento Estratégico para as atividades do ano corrente e em fevereiro participamos de reuniões, em conjunto com a ABENGE, com o INEP, CNPq e CONFEA. 

Dentre as atividades, a ABENGE Estudantil buscará fortalecer as diretorias regionais e promover diversas atividades, online e presenciais, aos associados. Além disso, os esforços estarão voltados para a participação efetiva e intensa dos estudantes na discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias, tanto nas redes sociais, quanto no próximo COBENGE. 


Lançamento 3ª edição do livro de Estabilidade .

 "Introdução à Teoria da Estabilidade Elástica. Conceitos, Implementações Computacionais e Aspectos Normativos"

Há autores que se esforçam ao máximo para transformar um assunto complexo em algo de fácil compreensão e interessante. Esse é o propósito dos autores Yargo Pezzin Souza, Walnório Graça Ferreira, Lucas Depollo Ferreira, Vitor Folador Gonçalves, Rodrigo Silveira Camargo, Augusto Badke Neto e Lais De Bortoli Lecchi.

São jovens e competentes engenheiros coordenados pelo Prof. Titular Dr. Walnório Graça Ferreira.

Nesta edição, além da formulação teórica, são apresentados os procedimentos de norma, tanto aqueles pertinentes a estruturas de concreto, quanto a estruturas de aço. Se quiser, o leitor pode estudar de maneira independente esses dois tópicos (formulação teórica ou procedimentos de norma).

Link do livro:

https://sites.google.com/site/livrointroestabilidade

 

E-mail:

livrointroestabilidade@gmail.com


Uma Nova Sala de Aula é Possível .

 

Como é possível, ao professor, tornar a sala de aula, um verdadeiro ambiente de aprendizagem em tempos de Indústria 4.0?
 
Uma Nova Sala de Aula é Possível – Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia apresenta, de forma didática, estratégias e métodos de aprendizagem ativa, que podem ser aplicados para potencializar a abordagem da Sala de Aula Invertida. Entre eles, estão Peer Instruction, Problem-Based Learning (PBL), Desafio em grupos, Jigsaw, In-class exercises (exercícios em sala de aula), Casos de ensino, entre outros. Nesse novo cenário, os professores têm um papel ativo de orientador dos estudantes, que se tornam protagonistas do próprio aprendizado.
 
Com reconhecida experiência na área, os quatros autores – profissionais da Educação em Engenharia – incluíram um capítulo dedicado ao planejamento de aulas, com exemplos de planos de aula, e exemplos de instrumentos de avaliação de resultados de aprendizagem.
 
Uma Nova Sala de Aula é Possível – Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia, lançado em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), é leitura obrigatória para os docentes do Ensino Superior que queiram entender com clareza a transição da sala de aula tradicional para uma nova sala de aula, tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido (blended learning).
Livro impresso: https://www.grupogen.com.br/uma-nova-sala-de-aula-e-possivel
E-book: https://www.grupogen.com.br/e-book-uma-nova-sala-de-aula-e-possivel
 


REUNIÃO DO GT DA MEI/CNI .

(S. Paulo, 22 fev 2019) 

A Mesa dos Trabalhos foi presidida por Gianna Sagazio (Diretora de Inovação da CNI) e composta também por Luiz R Liza Curi (Pres do CNE), Vanderli (Pres ABENGE) e Zil Miranda (MEI/CNI)

Pela ABENGE participaram tambem Vagner Cavenaghi e Octavio Mattasoglio.

A reunião teve como objetivo discutir o plano de trabalho da MEI/CNI. Tópicos principais:

Proposta de aprimoramento do instrumento de avaliação do INEP, conforme previsto nas DCNs aprovadas, e de elaboração de instrumento orientador para os avaliadores de cursos de Engenharia.

Divulgação de experiências institucionais inovadoras nas Engenharias – foco “universidades parceiras da indústria”

Ampliação do debate: formação nas áreas STEM