Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


553

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PM"FANTÁSTICO MUNDO DA QUÍMICA": AMPLIANDO MOTIVAÇÕES PARA ALUNOS SE TORNAREM ENGENHEIROS QUÍMICOS;

Tamara Abduch Spiguel Masella, Maria Auxiliadora Motta Barreto;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[28] 08.2. Formas de despertar vocações

Quando se trata de alunos do ensino fundamental, é importante que os conteúdos das disciplinas oferecidas nas escolas estejam aprofundados e bem compreendidos. A bagagem científica que o estudante de engenharia química tem hoje, em relação à disciplina de química, é fruto também de sua aprendizagem na escola. O objetivo deste trabalho é de estudar se há relação entre a escolha da profissão de engenharia química, pelos alunos da Escola de Engenharia de Lorena, e os estímulos proporcionados para compreensão da química, apresentados a eles na escola. Confrontando este questionamento, foi apresentado aos alunos do ensino fundamental uma oficina intitulada "Fantástico Mundo da Química", tendo como objetivo fomentar o interesse pela química e consequentemente pela engenharia química. Através da abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso e, para coleta de dados, foi escolhido um método quantitativo de pesquisa: questionário survey. O questionário survey foi aplicado em duas classes: estudantes de engenharia química e estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados esperados permitiram concluir se a oficina de química despertou no aluno do ensino fundamental motivação e interesse pela química, e se, tal atividade poderia influencia-lo a escolher profissões voltadas a área de exatas, como, por exemplo, engenharia química. Foi conjecturado também, a possibilidade de que haja uma relação entre os estímulos, para aprender química, que os alunos da Escola de Engenhariam tiveram no ensino fundamental e médio, com a escolha da profissão.

Engenharia química, Química, Estudo de Caso, Survey
Voltar