CIÊNCIAS BÁSICAS E DA MATEMÁTICA



O GT

O encontro do GT-CbME no Cobenge de 2018 tem como meta proporcionar um diálogo entre professores das áreas específicas dos cursos de engenharia e professores das Ciências Básicas e da Matemática, com intuito de apresentar respostas ou caminhos a serem trilhados para responder aos seguintes questionamentos:

- Quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores dos cursos de engenharia no que tange ao ensino e aprendizagem das Ciências Básicas e da Matemática?
- Que caminhos ou possibilidades concretas podem ser indicados para apresentar aos estudantes, durante os dois primeiros anos dos cursos de engenharia, a importância ou a aplicabilidade de conceitos e propriedades trabalhadas nas disciplinas das áreas de Ciências Básicas e de Matemática ministradas em cursos de Engenharia?


Para tanto, os coordenadores do GT-CbME organizaram as seguintes estratégias:

1) Reflexões a respeito dos questionamentos anteriormente apresentados.
2) Discussão desencadeada a partir de artigos escritos de forma a trazer o olhar da área específica e das Ciências Básicas e da Matemática para um problema relevante/clássico de uma área da Engenharia e para sua solução. Os textos também sinalizam desafios e benefícios do diálogo entre professores de diferentes áreas, tanto para compreensão do problema, quanto para qualificar a atuação dos docentes em cursos de Engenharia.
3) Utilização de “um espaço virtual” para disponibilizar os artigos, de forma que os participantes do GT-CbME possam realizar uma leitura prévia dos textos e postar comentários e questionamentos direcionados aos autores ou mesmo aos demais participantes. Nesse espaço virtual também será possível estabelecer diálogos visando refletir a respeito dos questionamentos anteriormente mencionados (diretamente relacionados à meta do encontro deste ano do GT) e centralizar as contribuições das discussões realizadas durante o encontro do GT-CbME no Cobenge 2018.

Obs.: Os interessados em participar do GT-CbME no Cobenge 2018 deverão acessar o espaço virtual supracitado, a partir do dia 07/08 pelo link https://sigagtcbme.blogspot.com/.

Qualquer dificuldade para acesso ao espaço virtual após a data especificada realizar contato com os coordenadores do GT-CbME pelo email: gtcbme@gmail.com.


REPOSITÓRIO