Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4486

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PM"MENINAS, VAMOS FAZER CIÊNCIAS!" : DISCUTINDO O PROTAGONISMO FEMININO NAS CIÊNCIAS EXATAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA;

Lara Fernandes Ramos, Maria Laura Barbosa Soares, Pâmela Borges dos Santos, Luize Gabrielly Cardoso Selebrim Leal, Anna Regina Corbo, Dayse Haime Pastore;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

As áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) são historicamente marcadas pela desigualdade de gênero: são dominantemente masculinas. A disparidade na quantidade de homens e mulheres entre os discentes em cursos técnicos e de graduação em Ciências Exatas, da Terra e em Engenharias, no Brasil, é bem expressiva. Deste modo, o projeto "Meninas, Vamos Fazer Ciências!" surgiu com o intuito de estimular o ingresso e interesse de meninas por cursos da área STEM, de forma a desconstruir a ideia de que a esfera científica é restrita aos homens. Isto posto, o grupo realiza experimentos interativos e compartilha o trabalho de importantes mulheres cientistas através de visitas a escolas públicas de ensino fundamental e médio simultaneamente a ações de divulgação feita nas redes sociais. Ao longo dos cinco anos de projeto, seis escolas foram visitadas, alcançando mais de trezentos alunos. Por conseguinte, fica claro, a importância do projeto como meio de estímulo à presença feminina em cursos relacionados às áreas de STEM impactando não só a sociedade, como a vida das colaboradoras que compõem o projeto.

Ciências exatas, mulheres, gênero, representatividade
Voltar