3710
A DELICADA TAREFA DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM STEM;
LAURETE ZANOL SAUER, ISOLDA GIANNI DE LIMA, DERLISE FIAMETTI XAVIER, DIANA ISABEL DE ARA?JO MESQUITA, DIANNE MAGALH?ES VIANA, ODILON GIOVANNINI, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL;
COBENGE21
[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem
[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem
Neste trabalho, tomamos como ponto de partida a eficácia, já comprovada, da utilização de estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de STEM. Com efeito, entendemos, que se trata de uma alternativa metodológica para dar conta, não somente da superação de dificuldades relacionadas à aprendizagem, mas também para atender às expectativas quanto ao perfil e às competências que nossos estudantes precisam desenvolver. Diante dessas considerações, justificamos nossas concepções sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e apresentamos algumas possibilidades já identificadas, de estratégias de aprendizagem ativa e de avaliação, passíveis de promoverem o desenvolvimento de competências, no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia.
Avaliação, Competências, STEM, Educação em engenharia, DCNs