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A ENGENHARIA E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: CONTRAPONTOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA;
STEFANE LAYANA GAFFURI, WALTER ANTONIO BAZZO, PAULA ANDREA GRAWIESKI CIVIERO;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso
Em virtude das exigências do mundo moderno, cabe aos engenheiros uma formação, que para além do perfil técnico, busque desenvolver soluções para os problemas contemporâneos ao pensar em uma sociedade igualmente desenvolvida e sustentável. Assim, verifica-se um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura atualizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades de formação profissional em atendimento à essas demandas. Assim, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades nas áreas de tecnologia e engenharia. Com o uso da flexibilização de projetos pedagógicos, com a mudança da concepção de currículo por conteúdos para currículo por competências e da adoção de metodologias ativas de aprendizagem, as novas diretrizes pretendem colocar o estudante como agente ativo desse processo. Diante do exposto, nesse artigo, é realizada uma análise de alguns pontos da nova resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao fazer um contraponto com a resolução anterior (CNE/CES nº 11/2002) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essa disciplina de maneira crítica, bem como essa formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse, pertinentes as resoluções são: perfil do egresso, competências e conteúdo. Em função dessa análise, busca-se compreender onde o aluno está nesse processo de formação, qual o seu papel como engenheiro no futuro e como essas competências irão se integrar à sua formação cidadã para resolver problemas contemporâneos de uma forma ética e comprometida com as questões sociais.
Educação em Engenharia; Diretrizes Curriculares Nacionais; Educação Matemática.