Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3619

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - PBL NO ENSINO REMOTO: APLICAÇÃO NA DISCPLINA DE PCIV.;

SABRINA RODRIGUES GONCALVES, BRUNO CAVALCANTE MOTA, FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, Evanilson de Lima Siqueira, JAIR CARVALHO FREIRE;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Mesmo com os avanços tecnológicos, a rápida expansão da COVID-19 e sua chegada ao Brasil surpreendeu professores e estudantes ao tornar obrigatória e urgente a migração para um modelo de aulas remotas. Como consequência do isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas nas instituições de ensino superior no Brasil, e o modelo de ensino remoto emergencial precisou ser posto em prática para dar continuidade às atividades pedagógicas. No contexto do ensino de engenharia, integrar a teoria à prática, estimular a solução de problemas reais e aproximar os estudantes dos desafios que eles encontrarão no mercado como forma de motivá-los já eram tópicos debatidos e com a adoção do ensino remoto essas questões ficam ainda mais expostas. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária - PCIV, com abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), ofertada de maneira totalmente remota pelo Departamento de Engenharia de Transportes da UFC no período de 2020.2, bem como o resultado da pesquisa realizada com os discentes que cursaram PCIV neste semestre com o intuito de captar a percepção destes acerca da metodologia da disciplina. Dessa forma, reforça-se a importância da adoção de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem que busquem romper com os modelos de ensino tradicional e principalmente, que despertem nos discentes à aquisição de competências e habilidades que serão requeridas no mercado de trabalho. Tais aspectos se mostram ainda mais relevantes no modelo de ensino remoto, onde a motivação dos estudantes é ainda mais desafiada.

Ensino Remoto. PBL. Engenharia.
Voltar