Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2864

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Macilene Maria Monteiro Maia, Breno Barros Telles do Carmo, Renata Lopes Jaguaribe Pontes;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas, desafios e dificuldades e ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. Foi utilizado um questionário baseado na escala Likert para a coleta dos dados. Os resultados revelaram que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Percepção discente; Metodologias ativas; Educação em engenharia.
Voltar