Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2738

A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM CÉLULAS DE ESTUDO DE PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFC CAMPUS SOBRAL;

MANOEL ERIC NASCIMENTO DE OLIVEIRA, FELIPE BARROS MUNIZ, FRANCISCO WILLIAN SANTOS PRACIANO, F?BIO L?CIO DE ALMEIDA SOUSA J?NIOR, RUANN CAMPOS DE CASTRO FARRAPO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A programação é essencial para os alunos dos cursos de engenharia, pois ela permite o desenvolvimento e resolução de problemas de uma forma mais rápida e eficiente, tendo em vista a grande necessidade de trabalhar com cálculos e gráficos. Mas o estudo e as suas aplicações é de difícil compreensão para os estudantes que estão iniciando neste novo ambiente. Levando em consideração essas dificuldades, o presente artigo visa as possíveis aplicações e forma de ensino, sendo o foco da metodologia de aprendizagem cooperativa, que é uma metodologia moderna de ensino onde o conhecimento é partilhado entre os seus participantes, tendo como intuito de exemplificar as aplicações e os estudos decorrentes de três linguagens de programação em células de estudos, sendo elas, a linguagem Java, Python e C, sendo respectivamente suas aplicabilidades: o desenvolvimento Android, a construção de algoritmos de Machine Learning com Scikit-learn e a aplicação em microcontroladores.

Linguagem de programação. Aprendizagem cooperativa. Metodologia moderna de ensino, Células de estudo.
Voltar