Notícias

REUNIÃO DO GT DA MEI/CNI

(S. Paulo, 22 fev 2019) 

A Mesa dos Trabalhos foi presidida por Gianna Sagazio (Diretora de Inovação da CNI) e composta também por Luiz R Liza Curi (Pres do CNE), Vanderli (Pres ABENGE) e Zil Miranda (MEI/CNI)

Pela ABENGE participaram tambem Vagner Cavenaghi e Octavio Mattasoglio.

A reunião teve como objetivo discutir o plano de trabalho da MEI/CNI. Tópicos principais:

Proposta de aprimoramento do instrumento de avaliação do INEP, conforme previsto nas DCNs aprovadas, e de elaboração de instrumento orientador para os avaliadores de cursos de Engenharia.

Divulgação de experiências institucionais inovadoras nas Engenharias – foco “universidades parceiras da indústria”

Ampliação do debate: formação nas áreas STEM  


 


8º ENCONTRO DE LIDERANÇAS CONFEA/CREAs

 REUNIÃO COLÉGIO DE ENTIDADES - CDEN (Brasília, 20 a 22 fev 2019) 
A ABENGE participou do evento como entidade do CDEN, no qual é representada pelo seu Presidente Vanderli Fava de Oliveira.
Veja mais sobre o evento: Página do CONFEA
Neste evento terminou o mandato do Coordenador (WilSON Lang) e do Coordenador Adjunto (Vanderli) do CDEN (Colégio das Entidades Nacionais do CONFEA) 
Entrega do Certificado de Coordenação do CDEN em 2018.

Vanderli (ABENGE), Joel Kruger (Pres CONFEA), Fátima Có (Pres CREA-DF) e Wilson Lang (Coord CDEN) 
Foram eleitos nesta reunião o Coord e o Coord Adj do CDEN para o ano de 2019, respectivamente Valmor Pietsch (Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas - ABEAG) e Marco Aurélio Braga (Federação Nacional de Engenheiros Mecânicos e Industriais - FENEMI).


Participação da ABENGE na Plenária do CONFEA (Brasília, 14fev2019)


Joel Kruguer (Pres CONFEA), Vanderli (Pres ABENGE) Ingrid A Reis (Pres Abenge Estudantil), Vagner (Dir Abenge) e Edson Delgado (Vice-Pres Confea)

O Presidente do CONFEA (Prof Joel Krüger) ia nos receber em audiência, no entanto, nos convidou para falarmos diretamente ao Plenário do CONFEA.

O link abaixo leva ao vídeo da nossa participação:

VEJA O VÍDEO 


Reunião com o Presidente do CNPq e Diretora da Engenharia/CNPq (Brasília, 13fev2019)

 

 Ingrid A Reis (Pres Abenge Estudantil), Luiz Paulo Brandão (Dir Abenge), Adriana Tonini (Dir. Engenharias/CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo (Pres CNPq), Vanderli Fava de Oliveira (Pres Abenge), Vagner Cavenaghi (Dir Abenge), Octavio Mattasoglio (Dir Abenge)

 A Professora Adriana Tonini foi convidada e aceitou continuar no CNPq como Diretora de Engenharias, Humanas e Sociais.
O objetivo da reunião foi apresentar a ABENGE ao novo Presidente do CNPq, além de colocar-se à disposição para o estabelecimento de parcerias com vistas a implementação de programas de melhoria da graduação em Engenharia. De imediato a Profa Adriana se dispôs a fazer um estudo e breve teremos novidades.
Também ficou acordado que o COBENGE 2019 terá uma sessão especial para os projetos vencedores do Edital do programa “Projetos Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação”, programa este que foi lançado no COBENGE 2018.

Ingrid, Vagner, L Paulo, Adriana e Vanderli



Reunião com o Presidente do INEP (Brasília, 13fev2019

 
A ABENGE e a MEI/CNI se apresentaram ao Presidente do INEP e externaram o interesse em participar de discussões sobre as possíveis adequações nos instrumentos de avaliação de cursos, conforme previsto nas novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia). A ABENGE aproveitou o ensejo para convidar o INEP para participar do Fórum de Gestores e do COBENGE 2019, quando será discutida a implantação das novas DCNs e também a avaliação cursos de Engenharia.

O Professor Marcus V Rodrigues falou sobre as ações que pretende implementar no INEP, iniciando pela elaboração de um planejamento estratégico para o Instituto. De destaque a proposta de elaborar material, principalmente vídeos, visando melhor orientar os candidatos ao ENEM no que ser refere à futura escolha do futuro curso superior. Sobre a elaboração deste material, convidou a ABENGE e a ABENGE estudantil para contribuir com depoimentos sobre a Engenhara e suas habilitações.