Notícias

Reunião com o Presidente do CNPq e Diretora da Engenharia/CNPq (Brasília, 13fev2019)

 

 Ingrid A Reis (Pres Abenge Estudantil), Luiz Paulo Brandão (Dir Abenge), Adriana Tonini (Dir. Engenharias/CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo (Pres CNPq), Vanderli Fava de Oliveira (Pres Abenge), Vagner Cavenaghi (Dir Abenge), Octavio Mattasoglio (Dir Abenge)

 A Professora Adriana Tonini foi convidada e aceitou continuar no CNPq como Diretora de Engenharias, Humanas e Sociais.
O objetivo da reunião foi apresentar a ABENGE ao novo Presidente do CNPq, além de colocar-se à disposição para o estabelecimento de parcerias com vistas a implementação de programas de melhoria da graduação em Engenharia. De imediato a Profa Adriana se dispôs a fazer um estudo e breve teremos novidades.
Também ficou acordado que o COBENGE 2019 terá uma sessão especial para os projetos vencedores do Edital do programa “Projetos Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação”, programa este que foi lançado no COBENGE 2018.

Ingrid, Vagner, L Paulo, Adriana e Vanderli



Reunião com o Presidente do INEP (Brasília, 13fev2019

 
A ABENGE e a MEI/CNI se apresentaram ao Presidente do INEP e externaram o interesse em participar de discussões sobre as possíveis adequações nos instrumentos de avaliação de cursos, conforme previsto nas novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia). A ABENGE aproveitou o ensejo para convidar o INEP para participar do Fórum de Gestores e do COBENGE 2019, quando será discutida a implantação das novas DCNs e também a avaliação cursos de Engenharia.

O Professor Marcus V Rodrigues falou sobre as ações que pretende implementar no INEP, iniciando pela elaboração de um planejamento estratégico para o Instituto. De destaque a proposta de elaborar material, principalmente vídeos, visando melhor orientar os candidatos ao ENEM no que ser refere à futura escolha do futuro curso superior. Sobre a elaboração deste material, convidou a ABENGE e a ABENGE estudantil para contribuir com depoimentos sobre a Engenhara e suas habilitações. 


 


ANUIDADE ABENGE 2019

  Já estão disponíveis os boletos para pagamento da anuidade da ABENGE para o ano de 2019.

ACESSE AQUI as informações sobre a anuidade 2019

ACESSE AQUI o passo a passo para emitir seu boleto.

 


NOVAS DCNs PARA O CURSO DE ENGENHARIA

Próximos passos
 
Foi aprovado neste da 23 de janeiro a proposta de novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para o curso de Engenharia.
 
Anexo segue a versão lida e aprovada. Esta versão seguiu para revisão técnica e assinaturas, ainda no âmbito do CNE. Em seguida será publicada no Diário Oficial e enviada para homologação do Ministro da Educação. Só a partir desta homologação a Resolução começa a vigorar.
 
 
Encaminhamentos ABENGE
 
Tão logo sejam homologadas as novas DCNs, a ABENGE vai agendar um Fórum Extraordinário de Dirigentes das IES de Engenharia em Brasília com os seguintes objetivos:
 
Este Fórum extraordinário deverá contar com representantes do CNE, SESU/MEC, INEP, MEI/CNI, CONFEA, CNPq, CAPES, MCTI, IES, dentre outros.
Pretende-se ainda que hajam discussões em grupos, de propostas de alterações nos cursos em acordo com a Resolução e também no encaminhamento da avaliação dos cursos de Engenharia e outras questões correlatas.
 

No início de junho haverá no Instituto Mauá de Tecnologia e IX Fórum de Dirigentes das IES de Engenharia, quando essa discussão será aprofundada com a finalidade de se produzir um documento que possa auxiliar às IES na realização das alterações que se fizerem necessárias. 


TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

A ABENGE vem se solidarizar com todos os que, de alguma forma, foram vítimas de mais uma tragédia provocada por mineradoras em Minas Gerais, dessa vez em Brumadinho e que conta com mais de 200 desaparecidos.
Não é o caso de se dizer que o prejuízo ambiental dessa vez é menor do que o humano, pois estes são interdependentes e indissociáveis. Quem os separa tem uma visão distorcida do que é ser humano e do que é ser parte e não dono do ambiente.
 
Nos ombreamos com outras entidades de Engenharia, que também estão consternadas neste momento e preocupadas com a situação de outras intervenções que podem resultar em novas tragédias, sejam elas pontuais como esta, ou que vão deteriorando o ambiente ao longo do tempo.

Nos colocamos à disposição para levar para nossos eventos e atividades todas as iniciativas que visem combater as ações e os responsáveis que contribuem para que esses fatos aconteçam.