Presidente: Lucas dos Santos Azevedo | Vice-presidente: Maikon Vitor Simões | Diretoria de Desenvolvimento: Simone Ramires | Diretoria de Desenvolvimento: Helena Beatriz Petersen |
---|---|---|---|
Diretoria de Desenvolvimento: Maurício Silveira Cardoso | Diretoria de Desenvolvimento: Diego Marisco Perez | Comunicação: Beatriz Ferreira Webber | Comunicação: Paulo Felipe Filardi Mendonça: |
Administrativa: Diego Eduardo Tomasi | Administrativa: Betina de Oliveira Aita |
HORA |
SEGUNDA-FEIRA (16/09/2019) |
LOCAL |
FACULDADE ARI DE SÁ |
08:00 ... |
Credenciamento para o Seminário (Faculdade Ari de Sá) |
09:00 / 10:30 |
Keynote interactive session: Active Learning: Opportunities and Challenges |
10:30 / 11:00 |
INTERVALO (Coffee break) |
11:00 / 12:45 |
Oficina 1 - A estratégia TBL - Team Based Learning - Flávio Watanabe e Armando Antonialli (UFSCar) |
12:45 / 14:15 |
ALMOÇO |
14:15 / 16:00 |
Oficina 5 -O uso da fotografia como recurso pedagógico para o desenvolvimento da consciência socioambiental -Renato Martins das Neves (UFPA) |
16:00 / 16:30 |
INTERVALO (Coffee break) |
16:30 / 17:45 |
Mostra de Boas Práticas - Sessão de pôsteres |
17:45 /18:15 |
Encerramento |
1 A estratégia TBL - Team Based Learning (workshop) |
Apresentação da estratégia TBL por meio da experiência de vivenciar todas suas etapas, além de evidenciar a potencialidade desta atividade na substituição de aulas expositivas tradicionais e no desenvolvimento de habilidades transversais pelos estudantes. |
2 Desenvolvendo atividades mão na massa 4.0 - A modelagem bifocal no ciclo básico da escola de engenharia para o Séc XXI (oficina) |
Modelagem bifocal (MB) é uma estrutura para a aprendizagem STEM, que permite a exploração da ligação entre os modelos computacionais com o mundo físico em tempo real. Os participantes terão a oportunidade de compreender e refletir sobre os seus principais aspectos e o potencial para tornar as experiências de aprendizagem mais conectadas com o desenvolvimento de competências para o século XXI. |
3 O cotidiano da sala de aula invertida (workshop) |
A estratégia da sala de aula invertida requer o planejamento de uma continuidade entre o que acontece antes, durante e depois da aula, além de um processo de avaliação coerente. A partir do interesse de cada participante, o workshop será constituído de três momentos: estratégias de estudos prévios; desenvolvimento da aula; processo de avaliação. |
4 Uma proposta de trilha de aprendizagem engajada, adaptativa e por competências (workshop) |
Apresentação de uma trilha de aprendizagem flexível a partir da sala de aula invertida, dos sete princípios norteadores e de boas práticas das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa. Organização de uma sequência de atividades e experiências estruturadas tendo em vista o desenvolvimento de atitudes, habilidades socioemocionais e competências. |
5 O uso da fotografia como instrumento de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da consciência socioambiental (oficina) |
Uso de celular para produção e leitura de imagens. |
6 O uso do Kahoot na prática de métodos ativos nas disciplinas de projetos (oficina) |
O aplicativo Kahoot! é uma ferramenta de avaliação gratuita na Web, que permite o uso de quizzes na sala de aula, e auxilia no envolvimento dos alunos. Funciona em qualquer dispositivo tecnológico conectado a Internet. |
7 Aprendizagem através de uma atividade hands on utilizando a metodologia ativaProject Based Learning - PBL (oficina) |
Aplicação da metodologia PBL na construção de um modelo da ponte arqueada de Da Vinci. A partir de materiais simples é montada a ponte desenvolvida entre 1485 e 1487 e explorados conceitos de Mecânica dos Corpos Rígidos. |
8 Aulas interativas com recursos digitais (workshop) |
Proposição de alternativas e estratégias para a elaboração de apresentações e aulas expositivas interativas, utilizando aplicativos acessados via web pelos estudantes em seus smartphones. |
ARTIGOS APROVADOS PARA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO |
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Relação por ordem de autor principal |
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Autor Principal | Título do Artigo | |
1 | Abson L. P. Silva |
ABORDAGEM EMPREENDEDORA: DESENVOLVIMENTO DO |
2 | Abson L. P. Silva |
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E EMPREENDEDORAS NA ESCOLA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA (ECT UFRN) |
3 | Ana Caline E. de Oliveira |
EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: O CENÁRIO DE |
4 | Andrea de Freitas Avelar | DESENVOLVIMENTO DE BUSINESS MODEL CANVAS PARA GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL |
5 | Antônio Genilton Sant´Anna | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO. |
6 | Carlos A. Vecchi |
DESARROLLO DE CAPACIDADES EMPRENDEDORAS. USO DEL MODELO DE ROL |
7 | Caroline Thays dos Santos Alves | O EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE |
8 | Claudia Veloso | A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO VETOR NORTE DE BELO HORIZONTE |
9 | Elis Regina Duarte | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E METODOLOGIA PBL INTEGRADAS PARA FORMAÇAO DO ENGENHEIRO 4.0 |
10 | Fabio de Brito Gontijo | UNIPAM INTEGRANDO O EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO |
11 | Flavio Junior | Programa 4Cs – Projeto Speed FAE-ECO |
12 | Glauco Vinicius de França Furstenberger | EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA POLITÉCNICA DA PUCPR – EMPREENDEDORISMO DISCIPLINADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA ENGENHARIA |
13 | Lílian Barros Pereira Campos |
FORJANDO EMPREENDEDORES: O PAPEL DOS ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS |
14 | Monique Suellen Tomaz | USO DA TEORIA DOS JOGOS COMO MÉTODO INOVADOR NO PROCESSO DECISÓRIO DE INVESTIMENTO DA ENERGIA SOLAR |
15 | Norimar de Melo Verticchio | UTILIZAÇÃO DO EDUSCRUM NO ENSINO DE CNC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO CAMPUS BETIM DO IFMG |
16 | Otaviano Martins Monteiro | AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUANTO A FORMAÇÃO DE JOVENS COM PERFIS EMPREENDEDORES EM PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA |
17 | Rosângela de Fátima Stankowitz | DESIGN THINKING PARA O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: PROPOSTA PARA A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR |
18 | Sonia Marise | A ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS |