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  • COBENGE22_00300_00003815.pdf - Clique aqui
  • 10.37702/COBENGE.2022.3815
  • TERMODINÂMICA, FÁCIL OU DIFÍCIL? UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
  • 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem/04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
  • ensino, termodinâmica, metodologias ativas.
  • A utilização de metodologias ativas de ensino, em ambientes de aprendizagem, vem se mostrando uma estratégia eficaz de engajamento e motivação dos estudantes, proporcionando maior grau de fixação do conteúdo e consequente melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quando comparado aos métodos tradicionais. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo mapear quais são as principais tecnologias educacionais implementadas no ensino de termodinâmica clássica no IGE/Unifesspa e mapear as janelas de oportunidade para o desenvolvimento de novos materiais didáticos e tecnologias educacionais que possam ser utilizadas para melhorar o processo de ensino aprendizagem das disciplinas que possuem tópicos da termodinâmica clássica como conteúdo programático. Por fim, concluiu-se que, os resultados obtidos foram satisfatórios ao mostrar que a metodologia de ensino tradicional ainda é a mais utilizada no IGE/Unifesspa; além disso, foi possível perceber a crescente utilização de estratégias e materiais didáticos não convencionais, porém percebeu-se que as metodologias ativas de ensino ainda são pouco utilizadas.
  • Ruthinéia Jéssica Alves do Nascimento (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-PA), Carolayne Ferreira de Almeida (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-PA), Filipe da Silva Maia (Universidade Federal do Maranhão-MA), Fabiane Rodrigues Fernandes (Universidade Federal do Maranhão-MA), Vinicius Vescovi (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-PA)



ISSN 2175 - 957X