Para retornar ao menu da Área Restrita, clique aqui.

  • COBENGE20_00173_00003231.pdf - Clique aqui
  • 10.37702/COBENGE.2020.3231
  • A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA NO ES E SEU POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPIXABA
  • 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio/13.2 Formas de despertar vocações 
  • Robótica. PBL. Olimpíada
  • Este artigo trata sobre a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) como uma ferramenta de mudança da sociedade. Primeiramente, analisando a robótica sob a ótica de auxílio e estímulo ao aluno no domínio dos conceitos necessários para obter um bom desempenho em matérias que, historicamente, são percebidas como mais complexas, como a matemática e a física. Por consequência, também é analisado o mérito da robótica como um apoio ao aluno ingressante na área das engenharias, que possuem uma baixa taxa de aproveitamento em seu ciclo básico decorrente do déficit de domínio dos conceitos base necessários ao aluno. Além disso, a própria estrutura do torneio é dissecada, explorando as interações entre os participantes e as consequências decorrentes obtidas a médio e longo prazo. Também é abordado brevemente o movimento maker e a sua relação com a robótica e com o evento. O histórico da competição e os resultados obtidos são escrutinados, correlacionando o investimento em eventos relacionados à grande área da robótica aos resultados obtidos e listando algumas das conquistas das equipes capixabas em contextos internacionais.
  • Lorena Bacheti Bassani (Universidade Federal do Espírito Santo-ES), Gabriel Pietroluongo Nascimento (Universidade Federal do Espírito Santo-ES), Higor David Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo-ES), Andre Ferreira (Universidade Federal do Espírito Santo-ES)



ISSN 2175 - 957X