INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE22_00309_00003790.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2022.3790
Título:
A ENGENHARIA E AS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO PARA O SÉCULO XXI
Área e Subárea:
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia/13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Plavras-chave:
Educação em engenharia, Humanidades, Soft kills
Resumo:
Há anos que a educação em engenharia vem sendo discutida tanto na sua forma como em relação ao seu conteúdo, que aliás, vem perdendo ênfase, sem deixar de ser fundamental, para uma educação baseada em competências. Estas mudanças vêm ocorrendo com o objetivo de se formar engenheiros cada vez mais aptos a atuar em um mundo com problemas cada vez mais complexos. Apesar deste movimento, ainda é insipiente o desenvolvimento de conceitos relacionados às humanidades, exceto quando se refere a necessidade de trabalho em grupo, ter boa comunicação e ter resiliência. Para se ter uma formação completa de um profissional ciente das suas responsabilidades, é de extrema importância que ocorra uma integração cada vez maior entre a engenharia e a área de humanidades. É neste contexto que este texto foi desenvolvido, abordando aspectos que comprovam a importância da integração destas duas áreas e apresentando alguns exemplos de iniciativas que caminham nesta direção.
Autores:
Regis Pasini (FAAP-SP), Gilmar Barreto (Universidade Estadual de Campinas-SP)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta