Mara Fernanda Parisoto (UFFS) & Alex Sandre Kilian (IFSC)
1. Análise dos impactos da utilização de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharia
2. Junção de 2 trabalhos:
o Aliando cidadania e conhecimento: revitalização de escola municipal por estudantes de Engenharia Civil
o O ensino baseado em projetos na implantação de disciplina de Eletricidade Aplicada: desafios e perspectivas
3. Junção de 2 trabalhos:
o Projeto Newton: proposta de inovação no ensino para engenheiros no Pará
o Auxílio do processo de ensino-aprendizagem da disciplina desenho técnicoatravés de material paradidático no curso técnico em edificações subsequente do IFAP/AP
o Aplicação da metodologia de PBL para conferir autonomia de decisão aos alunos do curso de engenharia mecânica na disciplina de planejamento, programação e controle da produção
4. A utilização da metodologia da instrução pelos colegas na aprendizagem do conceito de força em turmas das áreas de ciências exatas e engenharia
5. Junção de 2 trabalhos:
o Metodologia Científica e Tecnológica da Produção: aprendizagem através de uma Abordagem Lúdica
o Design science research: método associado as metodologias ativas no ensino em engenharia
6. Percepção dos docentes/alunos quanto às diversas ações de apoio à aprendizagem em física num curso de engenharia
1. Junção de 3 trabalhos:SiSU versus vestibular:
o Acesso aos cursos de engenharia do CEFET-MG – análise do perfil e desempenho acadêmico dos ingressantes via vestibular e SiSU
o Análise do sistema de entrada baseado em notas ponderadas para alunos da UTFPR
o Análise do desempenho acadêmico de estudantes de um curso de engenharia mecânica relacionando com a forma de ingresso
2. Junção de 3 trabalhos:Correlação entre desempenho no vestibular e desempenho do estudante no curso
o Análise da Evolução do Processo de Ingresso e o perfil dos ingressantes em engenharia na Escola Politécnica da USP, utilizando a FUVEST 2015 como processo de ingresso
o Reflexões acerca do perfil do aluno de engenharia mecânica da UNB a partir das formas de ingresso
o O vestibular favorecendo a retenção e a evasão em cursos de engenharia: possibilidades de enfrentar esta realidade
3. Junção de 2 trabalhos:A adoção da política de cotas para acesso aos cursos de engenharia
o O problema do ingresso nas instituições de ensino superior – histórico e discussão sobre o ingresso com ações afirmativas no curso de eng de produção da uff-niterói
o O ingresso dos cursos de engenharia da universidade do estado do rio de janeiro – campus maracanã
Paulo Ribeiro Lins Júnior (IFPB ) & Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos (UFCG)
1. Relato de experiência sobre a inserção da temática inovação em disciplinas do currículo de engenharia de produção
2. Método para identificar e relacionar competências transversais com a prática da inovação em engenharia
3. Fatores de nível institucional que impactam na criatividade e inovação: ações realizadas em um curso de engenharia de produção
4. Educação em engenharia para a inovação: Uma contribuição do Instituto Nacional de Tecnologia - INT
5. Inovação como competência transversal do engenheiro contemporâneo